PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental


PEI é um programa de intervenção projetado para aumentar as habilidades cognitivas necessárias para o pensamento independente. Origina-se da teoria e pesquisa do psicólogo Reuven Feuerstein que acredita que inteligência é modificável, não fixa. Assim, o programa busca afiar o pensamento crítico com os conceitos, habilidades, estratégias, operações, e atitudes necessárias para uma aprendizagem independente; diagnosticar e corrigir deficiências nas habilidades de pensamento; e ajudar indivíduos a aprenderem a aprender.

O domínio das tarefas em Enriquecimento Instrumental nunca é uma questão de aprendizagem por repetição ou mera reprodução de uma habilidade instruída. Sempre envolve a aplicação de regras, princípios ou estratégias em uma variedade de tarefas. Assim, PEI reforça as funções cognitivas que permitem ao estudante ou profissional, definir problemas sistematicamente, fazer conexões e ver relações, motivar-se, melhorar seus hábitos de estudo e trabalho e desenvolver a habilidade para aplicar as funções cognitivas na solução de qualquer problema ou situação.

Muitos estudantes lutam com os conceitos básicos de matemática e ciência. Como resultado, um grande número perde confiança em suas habilidades e cresce a repulsa por estes assuntos. O Enriquecimento Instrumental pode ajudar grandemente nesta situação. Centrado no aumento das funções cognitivas dos estudantes, o PEI ajuda a recuperar a confiança e gera um novo interesse nessas disciplinas.

O PEI ajuda a desenvolve as habilidades cognitivas necessárias para o pensamento independente, a resolução de problemas, e conseqüente para o sucesso na escola. Muitas destas habilidades cognitivas estão arraigados na instrução de matemática e ciência: raciocínio dedutivo e indutivo, relações de espaciais e visuais, padrões, e formas de comunicações abstratas e simbólicas. Através do PEI estudantes aprendem a definir problemas, fazer conexões, ver relações, e tornar-se motivado. Por conseguinte, desenvolvem a capacidade de raciocínio e adquirem novos hábitos de estudo e trabalho.


 

 



bottom