Meu filho está com dificuldade na escola, e agora?


É importante levar em consideração que são inúmeras as causas das dificuldades escolares, esse pequeno texto tem como objetivo fazer um recorte dentro da ampla questão da aprendizagem humana revelando algumas características relevantes que podem conduzir ao início de um novo olhar a respeito dessas questões.

De repente nos deparamos com características como, notas baixas, dificuldades para concluir as atividades, dificuldade de memória, dificuldade na leitura e escrita, falta de atenção, desorganização entre inúmeras outras, diante de tais comportamentos é necessário a observação do indivíduo envolvido nos diferentes ambientes por ele frequentado, e se os sintomas persistirem é necessário procurar um profissional capacitado para avaliar o sujeito como um todo, identificando suas “reais” dificuldades, dessa forma amplia-se o foco para atingir os diferentes níveis e as necessidades dele. Destaca-se que o psicopedagogo é o profissional capacitado para trabalhar com as questões voltadas a aprendizagem humana e por meio da avaliação psicopedagógica permite-se que se identifique e busque soluções que se apliquem a realidade do sujeito, proporcionando seu crescimento como um todo.

Fique atento, pois, dificuldade identificada não é sinônimo de “problemas resolvidos”, o diagnóstico é a primeira parte do tratamento, mas lembre o individuo é muito mais do que aquela dificuldade ou o nome que dão a ela, sendo esse um  dos motivos relevantes para a intervenção psicopedagógica. E quando identificada a dificuldade procure manter a calma, pois às vezes a cobrança excessiva acaba deixando a criança ansiosa, nervosa, inibida, e os problemas emocionais transmitem sinais de alertas para dificuldade na escola.

É necessário fazer com que a criança realize a auto percepção, e que os pais e professores reforcem suas qualidades, elogiem, estimulem e ajudem ela a lidar com suas dificuldades.

Fica a dica: Nem sempre quem é desatento tem Transtorno Déficit de Atenção, nem sempre a agitação motora condiz a uma Hiperatividade, nem sempre que tem dificuldade de aprendizagem tem atraso intelectual ou cognitivo, nem sempre o que vemos exteriormente diz respeito ao que o indivíduo realmente quer nos mostrar, por isso é de extrema importância o olhar psicopedagógico, esse poderá nos auxiliar na caminhada. Destaca-se ainda que se seu filho apresenta dificuldade para aprender ele não é o único, porém sua dificuldade deve ser tratada exclusivamente do seu jeitinho, na sua singularidade.

Fabíola Cristina Carneiro
Psicóloga CRP 08/13829
Psicopedagoga   

 



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