O atraso de linguagem como causa dos distúrbios de aprendizagem


A linguagem é constitutiva do sujeito, nos difere dos outros seres, possibilitando além da interação social, a função simbólica ou representativa.

O desenvolvimento da linguagem e da fala na criança se dá na interação com o outro, ouvindo e repetindo o que ouve. Inicialmente a criança balbucia, brincando com sons, mas aos poucos, aqueles sons aleatórios vão ganhando contornos e assemelhando-se aos sons emitidos pelos que a rodeiam e transformam-se em palavras com significado, frases, diálogos e quando se vê, a criança está elaborando seus pensamentos e comunicando-os pela linguagem oral e fala.

A linguagem oral caracteriza-se pela formulação simbólica, vocal ou gráfica de ideias de acordo com regras semânticas e gramaticais, para comunicação de pensamentos e sentimentos. Já a fala, é o meio de comunicação oral que emprega um código linguístico (língua – português, inglês...).

Algumas crianças, mesmo tendo suas faculdades intelectuais preservadas, podem iniciar este processo de aquisição da linguagem mais tardiamente e com progressos num ritmo mais lento, acarretando alterações em algum destes níveis ou em todos: fonológico (sons da língua), lexical (vocabulário), sintático (regras), semântico (conteúdo) e pragmático (intenção).

Os atrasos na linguagem oral e fala, podem trazer consigo, dificuldades na aprendizagem da linguagem escrita devido às alterações na consciência fonológica, que se refere à consciência de que a fala pode ser segmentada e que estes segmentos podem ser manipulados (como rimas, sílaba inicial da palavra, com que letra termina a palavra). Se a criança troca letras na fala por não perceber corretamente o som que ouve, por não diferenciá-los (como p e b), pode trocar estas mesmas letras na escrita. Pode também demorar mais para alfabetizar-se, por dificuldades em compreender que a linguagem escrita é a representação da linguagem oral e como isto se processa. O desenvolvimento da linguagem facilita a compreensão.

Portanto, se a criança apresenta dificuldades na alfabetização é importante que seja avaliada por um fonoaudiólogo, a fim de detectar possíveis alterações acima citadas e intervir de forma adequada procurando estimular e desenvolver a linguagem oral e a fala propiciando assim, a aquisição da linguagem escrita.

Angela de F. H. Villanova
Fonoaudióloga CRFª 4003
Psicopedagoga

 



bottom