Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem


A Dificuldade de Aprendizagem caracteriza-se pela presença de dificuldades no aprender, maiores do que as naturalmente esperadas para a maioria das crianças, ocasionando um aproveitamento pedagógico insuficiente e autoestima negativa. Pode ser considerada com dificuldades de aprendizagem, aquela criança que não aprende por ter um problema pedagógico relacionado à falta de adaptação ao método de ensino e a escola. Podendo estar relacionado também a problemas sócios culturais e emocionais, mudanças repentinas de escola e desorganização na rotina familiar, onde o problema não está centrado apenas no aluno, sendo de ordem extrínseca.

Já os transtornos de aprendizagem são aqueles manifestados por comprometimentos específicos e significativos no aprendizado de habilidades escolares.  Estes transtornos são intrínsecos ao indivíduo, supondo-se que são devido à disfunção do sistema nervoso central, podendo ocorrer ao longo de seu desenvolvimento. Os principais transtornos de aprendizagem são:

Dislexia: Caracteriza-se pela dificuldade com a fluência correta na leitura e pela dificuldade na habilidade de decodificação e ortografia. Crianças com dislexia podem apresentar leitura lenta e hesitante. Trocas, acréscimos, inversões e omissões de letras. Falha na compreensão e interpretação do material lido.

Discalculia: Caracteriza-se pela falha na aquisição da capacidade e da habilidade de lidar com conceitos e símbolos matemáticos. Dificuldades com números e no raciocínio matemático.

Disgrafia: Afeta a qualidade da escrita da criança, no que se refere ao seu traçado ou à grafia. Sua caligrafia é deficiente, com letras mal elaboradas e mal proporcionadas.

As dificuldades e os transtornos de aprendizagem que se apresentam na infância tem sempre forte impacto sobre a vida da criança, de sua família e sobre o seu entorno, pelos prejuízos que acarretam em todas as áreas do desenvolvimento pessoal. Desta forma, se você identifica estas características em seu filho, procure a ajuda de uma equipe interdisciplinar, pois, a avaliação e a intervenção precoce das dificuldades podem levar ao sucesso na aprendizagem escolar.

Milene Almerim
Psicóloga CRP 08/13819
Psicopedagoga
                                                        

 



bottom